Meu dia 8 de março de 2018

Hoje é dia 8 de março e, pra mim, foi um dia internacional da mulher um pouco diferente dos outros. Diferenças sutis, não aconteceu nada de extraordinário, mas eu senti que aqui no meu mundinho ele bateu diferente.

Não vi televisão, não vi publicidades, foi um dia corrido e tudo o que eu fiz foi ir vivendo as coisas que foram aparecendo.

Soube de uma reunião de mulheres na empresa pra falar sobre o assunto e discutir coisas relacionadas ao espaço da mulher e às pequenas e grandes conquistas de todos os dias.

Fui almoçar com duas amigas, e naturalmente nós também falamos sobre nossa percepção do que vivemos. Falamos da complexidade que existe ao interpretar o que está acontecendo, como nós mesmas nos metemos em uma estrutura machista e como essa cultura está em tudo e em todos. 

Vi uma auto-homenagem, e me inspirei. Fiz-me uma. 

Escutei elogios dessas mesmas amigas, e as forcei a aceitar os meus elogios. Porque é tão difícil aceitar os elogios? Volta e meia penso em como uma das críticas mais frequentes no colégio às meninas era “essa menina se acha”. Já usei muitas vezes – nunca ouvi porque nunca me achei, seria um absurdo. Hoje penso – que maravilha é se achar. Se achar bonita, se achar competente, se achar capaz.

A impressão que levo desse dia é que: estamos de olho. Estamos prestando atenção. Muita. Estamos apontando o dedo e levantando a voz pra dizer “você me interrompeu, eu estou falando”. Estamos juntas, nos estamos reconhecendo, estamos juntando forças pra entender, nos livrar e enfrentar uma teia de aranha empoeirada. Estamos avançando.

Gif: da minha talentosa e inspiradora amiga Juliana (@jubscript)

One thought on “Meu dia 8 de março de 2018

  1. Celma Março 9, 2018 / 9:03 am

    Fico muito emocionada ao ler este texto e tb o da auto homenagem ,pois é muito gratificante saber que valores tão importantes no caráter de uma pessoa estão presentes em vc de uma forma tão clara e natural. Sei que essa consciência foi construída dia após dia, mas a essência sempre esteve lá. Fico tb tranquila com relação ao seu futuro porque a cada dia que passa percebo que está se encontrando com vc mesma como pessoa e como mulher. Outro sentimento que surge é o orgulho por vc pela sua linda trajetória construída com muita luta e determinação. Feliz dia da Mulher para vc todos os dias sempre. Um grande abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s