Black Mirror, a série que vai desgraçar sua cabeça

black-mirror-gif

Até o dia de hoje, 04 de outubro, são apenas 7 episódios. E quase todos eles tiraram um pouquinho da minha paz. Não consigo nem achar outra palavra, e é a mesma palavra que estou ouvindo de outras pessoas: é uma série que provoca um inevitável desgraçamento das ideias. E, ainda assim, é um desgraçamento necessário.

Sobre o que é: algo que desgraça tanto assim a cabeça não poderia ser fácil de explicar. Black Mirror é uma série com episodios independentes, cada uma tem sua história, mas tem algo em comum em todas elas, que é aquela sensação de que estamos perto demais daquela realidade – quase sempre relacionada às novas tecnologias, ou à mudança de comportamentos e da maneira com que consumimos coisas e informações, e como estamos nos relacionando com o mundo e com as pessoas a nosso redor.

Onde ver: é uma série do nosso amigo Netflix, então está tudo lá. São duas temporadas de 3 episódios cada uma, e já está disponível o primeiro episódio da terceira. No dia 21 de outubro sai o restante da 3 temporada.

FINAL DA PARTE LIBERADA DO TEXTO, SPOILERS A SEGUIR.

Episódios – o que eu achei de cada um:

S01E01 – The National Anthem

dklo23gfdn9u4

Mistura de nojo com um sentimento familiar, que ao mesmo tempo que é absurdo eu não estranharia. Esse foi o episódio que me pareceu menos distante da nossa realidade. Poderia acontecer amanhã. Não achei o episódio mais poderoso, mas cumpre sua missão. E, caso não tenha ficado claro: nojo.

S01E02 – Fifteen Million Merits

rvnyhun0vrwks

Olha. Esse episódio. Vou confessar que não foi amor à primeira vista. Eu não estava entendendo, achei tudo muito louco e abstrato – mas depois que terminou conversei com umas pessoas, li umas coisas e a ficha caiu. É um sentimento comum com os episódios de Black Mirror, quando você diz pra você mesmo: PUTA MERDA. Fala de tanta coisa atual e, apesar de ser o episódio mais futurista da série, é fácil terminar pensando que estamos indo nessa direção.  

S01E03 –The Entire History of You

ygnnidv25svai

Um dos meus preferidos. Mostra algo que hoje não existe, mas que poderia existir e muita gente pagaria muito dinheiro pra ter. Até o ponto em que terminaria sendo acessível, e todo mundo tem um (história familiar): um grãozinho implantado que registra tudo o que acontece na sua vida. Como se sua vida fosse uma série, e você pudesse rever temporada e episódios quando quiser – e com quem quiser. Tudo NORMAL. Tão normal que os estranhos são quem não usam. Por um lado parece que eles têm total controle sobre suas vidas – mas na verdade é o contrário. Tudo o que tá registrado ali termina conduzindo os fatos e eles terminam sendo prisioneiros do que fizeram ou deixaram de fazer – seja nas relações com as pessoas ou numa entrevista de emprego. QUE PESADELO.

S02E01 – Be Right Back

ssf1sa0e36w3u

Esse foi o primeiro que vi. Já comecei assim, explodindo meu cérebro na TV. Adeus natureza, adeus ordem natural das coisas. Olá sentimento de “podia ser eu”. Sério, QUEM NUNCA? Imagina só o sentimento de desespero depois de uma tragédia salvo por uma alternativa assustadora mas tão real que termina sendo irresistível? De dar calafrios. E o morto falando no telefone VENDENDO O UPGRADE DA TECNOLOGIA, me matou.

S02E02 – White Bear

zltrnvf6ewn2m

APENAS O MELHOR EPISÓDIO. Nem com aviso de spoiler vou falar sobre o que acontece aqui, porque se você é louco e tá lendo sem ter visto porque “não liga pra spoilers”, não merece ter esse episódio estragado por mim. É um tapa na cara nos últimos minutos e pronto: desgraçamento de cabeça ativado. Antes mesmo do PLOT TWIST DUPLO CARPADO já é possível achar tudo muito insano, mas a mágica ainda vai chegar. E tem tantas relações ali com a realidad que a gente vive hoje que nem sei por onde começar. Se depois desse você insistiu na maratona e não precisou desligar a tv pra espairecer as ideias e curar a voadora recebida no cérebro, meus parabéns.

S02E03 – The Waldo Moment

tumblr_mjq4jmly7c1s6enf0o1_500

Não gostei. Simples assim. Dormi, insisti, não rolou. Eu até pularia. Beijos.

S03E01 – White Christmas

g6xmyequezrvy

JOHN HAMM, WELCOME BACK EM GRANDE ESTILO. Nesse também não dá pra dar nada de spoiler, mas está no meu top 3 junto com White Bear e The Entire History of You. Terminei pensando OK, AGORA TENHO SÉRIAS DÚVIDAS SE MINHA VIDA É REAL. Socorro.

 

Ou seja. Se não assistiu, assista. Agora. Sério, agora.

Se já assistiu, vem cá, me dá um abraço e afoga as mágoas pós-desgraçamento aqui nos comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s