De vuelta

Um dia, numa aula de fotografia com um professor Chileno, escutei ele dizer que ao fotografar uma vizinha espanhola pôde retratar bem a típica síndrome do imigrante: de saber que não está em casa, mas que ao visitar o país de origem também não sente que pertecence àquele lugar.

Normalmente é exatamente assim que me sinto, e que percebo que se sentem também meus amigos brasileiros “aporteñados”. A gente sente saudades todo santo dia. Tudo nos lembra que não somos daqui, e isso acaba fazendo parte da nossa identidade.

Por outro lado, ir para o Brasil é sempre estranho. Ver a família e os amigos é lindo, comer a comida é maravilhoso e reconhecer a essência do brasileiro a cada esquina, mais ainda. Mas fica aquele negócio que a gente não sabe o que é, entalado na garganta. Parecida com a sensação de visitar os pais depois de anos de ter saído de casa. É minha casa, mas já não é mais.

E assim continua, num looping sem fim.

Isso tudo pra dizer que estive uma semana fora, pendurada no pescoço da mamãe. Vendo antigas (bem antigas) amigas, andando pelas ruas familiares mas já desconhecidas, observando com carinho as casas de vila típicas de Campinas e comendo toda comida que meu corpo pudesse aguentar.

Mas foi lá no avião, já chegando em Buenos Aires, que meu coração bateu forte. Vi a cidade toda iluminada (ironias em tempos de apagão), o estádio do River imponente, e senti que estava chegando em casa. Saí do avião e a capital me recebeu com seu bafo quente que só ela sabe ter. E corri pros braços de quem faz eu me sentir em casa em qualquer lugar.

Feliz año nuevo = )

fin año

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s