Outro dia

Nos metrôs de Buenos Aires, em horários de pico, é cheio de vendedores / gente pedindo dinheiro / músicos, etc. Eu já notei há um tempo que eles tem um código de ética: se tem alguém “em atividade” em algum vagão e outra pessoa chega para esse mesmo vagão, tem que ficar quietinho esperando a pessoa anterior terminar. Quase nunca falha.

Mas aconteceu, outro dia. Um velhinho cego que sempre está na linha D pedindo dinheiro foi interrompido por um menino, que passou distribuindo papeizinhos com mensagens apelativas enquanto o velhinho falava a sua mensagem. O velhinho não sabia – com o movimento de gente no vagão, era só mais uma pessoa.

Aí que: tinha alguém de olho. Um senhor com dread locks e uma guitarra deu um chega pra lá no menino. Não por ter furado a fila na sua frente, mas por ter se aproveitado do velhinho que não podia vê-lo.

O menino foi embora, o velhinho também. E o senhor levantou e seguiu seu discurso, falou muito, em pé e olhando pras pessoas, que ele não podia acreditar na falta de respeito, e se lamentava dizendo que lugar de criança é na escola. As pessoas olhavam pra ele e se olhavam em seguida, rindo meio escondido. Era um senhor muito simples, e as coisas que dizia não eram nenhum lindo discurso, mas ele só estava querendo dividir o que sentia. Aí eu entendi: o senhor era brasileiro e estava falando em português. Só me dei conta na metade do discurso, era um portunhol 98% puxado pro português, e ninguém estava entendo nada. Eu entendi. E disse pra ele “é isso aí!” – minha manifestação não o alterou em nada porque, eu tenho certeza, ele pensou que estava falando em espanhol. E emendou uma honesta versão de “is this love” do Bob Marley, trocando o refrão por “es amor, es amor, es amor, es amor, lo que siento (…)”.

É isso aí.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s